O berçário é a iniciação da vida escolar de uma criança, ambiente que tem papel importante no desenvolvimento de bebês de 0 a 02 anos, é nele que por meio de brincadeiras e interação com outras crianças eles podem se desenvolver explorando espaços, objetos, usando a imaginação, interagir e expressar-se, obter domínio do corpo, construir identidade e autonomia para atividades, praticar a convivência e o desenvolvimento pessoal. Para que esse desenvolvimento seja alcançado, é muito importante pensar no espaço em si, ele deve ser bem estruturado, limpo e seguro.

É importante pensar que o espaço interfere diretamente no desenvolvimento dos bebês e por isso é essencial prever alguns espaços e características conformes as necessidades:

  • A sala de atividades: essa sala deve ser um ambiente seguro, organizado e estimulante para as crianças, nela é que os bebês vão passar maior parte do tempo na escola, por isso deve suprir tudo o que necessitam, desde brincadeiras, espaço para alimentação, sono e banho;

 

 

 

 

 

 

  • Paredes com espelhos: As atividades com espelhos contribuem para entender os limites do próprio corpo, brincando em frente ao espelho as crianças exploram as mais variadas expressões e vão se auto descobrindo e se percebendo indivíduos e autônomos.

  • Painel sensorial: Toda opção de estímulo para as crianças é importante nessa fase, os painéis sensoriais têm papel de fazê-los desenvolver o tato bem como a coordenação motora. Com variadas formas, texturas e cores os painéis são grandes aliados na descoberta de novos sentidos.

  • Luz Solar: A existência de um solário, onde as crianças possam passar um período do dia e receber a luz do sol que é vital no desenvolvimento do ser humano se torna algo indispensável no cuidado com os pequenos.
  • O lactário: o ambiente específico para o preparo das mamadeiras, possibilita armazenar os utensílios e alimentos de forma organizada e higiênica, fica muito fácil para preparar e entregar tudo para as cuidadoras se houver esse ambiente.
  • Finalmente ter pessoas bem preparadas faz toda a diferença no cuidado com os bebês, pois é a fase da vida que demanda maior atenção no dia a dia e é nessa fase onde memórias afetivas são construídas através das experiências vividas.Espaço para amamentação: este espaço é essencial para alimentar os bebês que ainda mamam no peito, geralmente um espaço reservado e agradável, com poltronas confortáveis, para que as mães possam utilizar sempre que houver a necessidade de alimentar seus filhos.Hora do banho: O espaço para o banho dos bebês deve ser limpo e seguro, normalmente são utilizadas cubas de inox com água quente e fria e trocadores com material impermeável que facilitam este momento agradável e relaxante para as crianças.